Biometria

  

  Olá novamente! Hoje vou falar um bocadinho de Biometria.


  
 A biometria consiste na tecnologia que permite que uma pessoa seja identificada a partir das suas características físicas.
Cada ser humano tem as suas próprias características físicas ,isto é, nenhum humano é igual ao outro então, analisar aspetos físicos únicos e intransferíveis tem sido uma solução cada vez mais comum em circunstâncias que requerem o reconhecimento do indivíduo.






O que é biometria?
 
A palavra biometria resulta da combinação dos termos gregos bios (vida) e metron (medida).No sentido mais amplo, a expressão diz respeito à medição de aspetos físicos, biológicos e até comportamentais de seres vivos.
No entanto, nos dias atuais, começou-se a considerar a biometria como o emprego de todo e qualquer método tecnológico que permite o reconhecimento de um indivíduo humano.
Esse reconhecimento tem como objetivo distinguir o indivíduo de outros no meio em que ele está inserido. A partir daí, é possível permitir ou negar determinada ação ou recurso a essa pessoa.


Quais os principais sistemas de leitura biométrica que existem?

  • Leitura de impressão digital;
  • Reconhecimento facial;
  • Reconhecimento de voz;
  • Leitura de íris ou retina;
  • Geometria da mão;
  • Leitura das veias da mão;

Leitura de impressão digital:

A impressão digital corresponde às pequenas elevações (papilas) na pele da ponta dos dedos que formam conjuntos de linhas únicos. Esses conjuntos não se repetem em outros dedos,muito menos em outras pessoas. Por esse motivo, as impressões digitais podem e são usadas para identificar indivíduos.





Reconhecimento facial:

Como foi dito anteriormente nenhum ser humano é igual a outro, dois ou mais indivíduos podem ser muito parecidos na fisionomia, mas não são iguais. Gémeos idênticos, por exemplo, não são realmente idênticos. Uma pessoa pode ter dificuldades para distingui-los, mas um sistema de reconhecimento facial pode reconhecer as diferenças.

O reconhecimento facial consiste em meios de identificação biométrica que identificam pessoas a partir da medição e análise da forma e da estrutura de seus rostos.~




Reconhecimento de voz
:

O reconhecimento de voz tornou-se muito popular por ser uma tecnologia diretamente associada a assistentes virtuais como Apple Siri, Google Assistente.

Basicamente, esses assistentes reconhecem a fala do usuário para executar uma infinidade de ações, como informar as horas, programar o despertador do telemóvel, realizar uma chamada.





Leitura de íris ou retina :

Embora sejam pouco comuns na comparação com sistemas de impressão digital e reconhecimento facial, tecnologias biométricas baseadas na leitura da íris ou retina têm espaço há algum tempo em aplicações que requerem a identificação do indivíduo. A explicação está no facto de a íris e a retina terem traços únicos em cada pessoa.

Basicamente, a íris corresponde à parte colorida do olho. Ela é composta por fibras musculares que se contraem ou dilatam para controlar a captação de luz pelo olho, aumentando ou reduzindo o diâmetro da parte central, a pupila.

Nas tecnologias para leitura de íris, um sensor escaneia a estrutura dessa parte do olho para transformar esses dados em uma espécie de código único. Depois que essa informação for inserida em um banco de dados, basta compará-la com os resultados de cada procedimento de leitura posterior para comprovar a identidade de um indivíduo.



Geometria da mão:

A medição da geometria da mão está entre os métodos de reconhecimento biométricos mais antigos que existem. Como o nome sugere, técnicas do tipo permitem a identificação do indivíduo com base base nas dimensões da sua mão.

Até certo ponto, a modalidade é semelhante a determinadas técnicas de reconhecimento facial, com a diferença óbvia de que, em vez de medidas do rosto, faz reconhecimento por meio da obtenção das dimensões da palma, dos dedos e das articulações da mão.


Leitura das veias das mãos:


Também chamada de biometria vascular, a biometria por reconhecimento das veias da mão lembra a técnica abordada no tópico anterior, com a diferença de que, aqui, um sensor é capaz de analisar dimensões, formatos e disposição das veias da mão e dos dedos.

Assim como na retina (e várias outras partes do corpo), o padrão de formação das veias da mão é único em cada indivíduo, o que torna esse tipo de tecnologia bastante confiável para identificação pessoal.



Quais as utilizações práticas?

A biometria tem sido muito usada pelas empresas para assegurar uma maior segurança, os hospitais diminuem o risco de contaminação se utilizarem a Leitura de iris uma vez que não tocam em nada.
Mas de facto a biometria está presente em quase todos os smartphones visto que atualmente todos tem a opção de desbloquear com a leitura de impressão digital ou o reconhecimento facial.



Espero que tenham aprendido sobre a biometria.
Até à próxima!


Comentários

Mensagens populares